Casa de Cinema - Inspire-se na decoração de Curtindo a Vida Adoidado

Quem nunca se rendeu ao charme de Ferris Bueller (Matthew Broderick) — esteriótipo do adolescente americano classe-média dos anos 80 — não teve a infância acompanhada pela Sessão da Tarde! Clássico dos clássicos, símbolo-mór da criatividade e da preguiça juvenil, o filme Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, no original) nos diverte desde 1986(!) e o continuará fazendo por gerações e gerações...

Sobre o cenário

 "Well, shake it up, baby, now..." 











A história do filme se passa em Chicago, com Ferris morando numa simpática rua de subúrbio americano. Mas, na verdade, a casa que foi utilizada como locação para a família Bueller, fica do outro lado dos Estados Unidos, mais precisamente em Long Beach, Califórnia.

CURIOSIDADE¹: Esta mesma casa foi utilizada em outros filmes, como o suspense Red Dragon (da série de Hannibal) e a comédia Não é Mais um Besteirol Americano (tocam a música "tema" do Ferris na cena em que a casa aparece).
CURIOSIDADE²: Clique AQUI. 😊

Por se tratar de uma produção americana, os ambientes mostrados (sejam os residenciais ou o não-residenciais, como a escola e a delegacia) não diferem muito dos que estamos acostumados a ver em outros filmes e séries da mesma época ou mesmo mais atuais.
Então, a graça é prestar atenção aos detalhes.

Arquitetura

As construções de madeira com muitas janelas e o amplo jardim gramado são típicas dos subúrbios do Tio Sam. Como não faz muito o estilo das residências/ruas brasileiras, vamos ver em que podemos nos inspirar do lado de dentro...
Fachada da casa da Família Bueller

Papel de parede

Apesar de lindo, prático e não tããããããão caro — só é visto por aqui (pelo menos em Fortaleza) em casas projetadas e uma parede ou outra de quarto de bebê. O filme mostra o quanto as estampas florais estavam em alta nos anos 80 e o quanto as pessoas não tinham a menor cerimônia em misturar estampas e cores. Também são usados muitos quadros e fotografias nas paredes.


Papéis de parede super estampados, quadros e fotos: tudo ao mesmo tempo e... espaço!

Como eu usaria

Particularmente, adorei esta estampa da última foto. Uma faixa de papel de parede (ou tecido) estampado atrás de um aparador próximo à entrada, fazendo composição com um espelho e alguns objetos de decoração seria suuuucesso:

que tal?

Detalhes da cozinha

Na cozinha e na sala de jantar a mistura de amarelo "desbotado" com branco até nos eletrodomésticos entregam a década da decoração. Aqui os destaques são as plantinhas na janela 💗, a ilha com esse espaço para temperos MA-RA-VI-LHO-SO(!) e o charmosíssimo barril de madeira (não dá para saber a função dele no cenário, mas dá para imaginar mil utilidades: banco, "baú" para guardar panos de chão, produtos de limpeza ou mesmo a ração do cachorríneo, uma lixeira pra lá de estilosa, adega...).



Plantinhas, porta-todos-os-temperos-do-mundo e barril na lista de desejos.

Detalhes do Banheiro

O banheiro não aparece em plano geral, mas dá para ver que nem aqui as paredes deixam de ter quadros. Não tem papel de parede, mas tem azulejo de cor diferente para misturar, afinal, por que não, né?
O que mais gosto nesse banheiro - além dos quadros - é a meia-parede. Até entendo a praticidade, de ter azulejo/cerâmica do chão até o teto, mas variar os revestimentos traz muito mais charme e diversas possibilidades de uso de cores, texturas etc (seja no banheiro, na cozinha ou na lavanderia).
Também gosto da porta do box. Por não ser completamente transparente, uma peça menor garantiu amplitude ao banheiro pequeno sem comprometer a privacidade.



Quadros, meia-parede e porta do box = aprovados!

Área de circulação

A quantidade de janelas nas casas por aqui não é "lá essas coisas", então, usar uma delas como cristaleira não seria nada prático (mesmo tendo ficado lindo neste corredor).
Outra coisa que não vemos muito — apesar do charme e, provavelmente, pelo preço — são arandelas na iluminação interna.
Agora, olha esta lindeza de cortina e essa mesinha de apoio... #jáquero!
Esperando ser convidada para o casamento perfeito desta cortina com a mesinha... 😍

Quarto da Jeanie

Eu ia passar direto pelo quarto da Jeanie já que está uma bagunça - quem nunca - e praticamente não aparece, mas tive que parar para mostrar a linda mesinha do corredor sendo usada como criado-mudo.
Reparem que a cadeira do lado direito é da mesma coleção.
Olha a mesinha outra vez!

Quarto do Ferris

Agora, um dos quartos mais vistos de todos os tempos. Se você não tem um filho adolescente, não há o que copiar nem em que se inspirar.
Agora, se você também é fã de carteirinha ou um nerd tem diversos elementos para compor uma decoração divertida a partir destas paredes:







Para ver as paredes do quarto em detalhes, com links para as imagens e fotos utilizados no cenário, clique AQUI.

Dá para imprimir, reproduzir ou usar as imagens como referência para criar sua própria composição.

Já pode colocar a mão na massa!

Deixei passar algum detalhe ou tem sugestão de outras Casa de Cinema que podemos explorar?
Fala aí nos comentários. 😘

Até logo.


Fontes: Hooked on Houses, Tim Lybarger

Compartilhe:

quem escreve

Christiane Silva | Estudante de Marketing e amante do Design; freelancer de Design Gráfico e Redação para Web (nas áreas de Design, Arquitetura e Decoração). Moro em Fortaleza com o namorido e minhas bebês de estimação. Trabalho em casa por opção e paixão. | #ForaTemer

0 comentários

Obrigada pela visita.
Volte sempre!!! ;)