Casa de Cinema - A decoração de One Day at a Time

Em Janeiro, a Netflix lançou One Day at a Time. Baseada na série de mesmo nome que foi sucesso entre 1975 e 1984, este sitcom acompanha o dia-a-dia das 3 gerações da família Alvarez, de origem Cubano-Americana. Dramas familiares, feminismo, patriotismo, alcoolismo e muitas outras questões do cotidiano são discutidas - entre muito riso e lágrimas - em um cenário digno de pasta no Pinterest.

#melhorfamília
AVISO:
Esta postagem está longa, pois adoro todos os detalhes deste cenário!!!
😍😀

Uma das coisas que me encantou neste seriado foi a veracidade dos personagens. Difícil não se identificar com pelo menos um. E esta realidade "próxima" é muito bem representada no cenário, que retrata o apartamento de uma família comum, com seus membros e agregados cheios de personalidade e de histórias para contar.
A grande maioria das cenas na residência dos Alvarez acontece na sala de estar/jantar. Vamos aos detalhes...
Lar com cara de... lar!
O sofá azul e as poltronas cheias de almofadas, a manta pronta para ser usada, a mesa de centro com revisteiro, a bandeja sobre a mesa de centro para organizar objetos, o cabide para bolsas e casacos, o espelho na porta para aquela "conferida" antes de sair de casa, a coleção de quadros/posters e abajures que você respeita...
Difícil escolher os pontos altos deste apartamento, eu poderia me mudar para ele agora mesmo - principalmente se abuelita viesse de brinde!

Reparem que aqui trocaram o abajur ao lado da porta por outro ainda mais lindo.
Cortina que delimita o quarto da abuelita.
A sala do apartamento tem dois ambientes, sendo que o mais "reservado" é usado como o quarto da Lydia (brilhantemente interpretada pela maravilhosa Rita Moreno). Sem portas, a solução dada para manter a privacidade da abuelita foi a utilização de cortinas. Reparem como a combinação da estampa do tecido com a cor das paredes o integrou à sala sem pesar no visual.

A bandeja facilita a utilização da mesa de centro para tarefas diversas.
Não tem mais onde pendurar fotos? Use a lateral de um móvel!
O móvel à esquerda guarda um monte de coisas e ainda delimita um hall de entrada. Eu iria tentar deixá-lo com a superfície mais livre, mas as fotos, a plantinha e o abajur também ficaram tão bem... 🤔
A Lydia é muito religiosa, então fizeram até um nicho na parede para uma de suas imagens.

Visão geral da sala.
Não vi nada neste apartamento que eu não aproveitasse em casa. Passei até a considerar a possibilidade de ter uma mesa de jantar redonda (que ficou um charme com estas cadeiras verdes).
A mesinha ao lado da poltrona, com os vasinhos de planta, é perfeita para manter objetos de decoração sem perder espaço. Não dá para saber se é uma peça única ou duas mesas de tamanhos diferentes combinadas. De qualquer forma, #ficaadica.
Sobre os armários na área do corredor, impossível escolher um. Os dois, além de perfeitos para guardar qualquer tipo de tralha coisa, ocupam o espaço de forma harmoniosa e marcante.
Pelo visto, as arandelas na decoração de interiores continua em alta nos states (lembram delas na casa do Ferris Bueller?). E aqui estão acompanhadas de uma luminária de parede super estilosa que utiliza uma "vela de sete dias" ao invés de lâmpada (quem tem medo de apagão...).
* Reparem que na segunda prateleira do primeiro armário tem até vela reserva.

Mesa de jantar com jogo americano discreto e velas decoradas.
Continuando na área social, temos a cozinha semi-integrada...
Cozinha aberta para a sala com balcão de apoio.
Visão geral da cozinha.














Uma coisa que aprendi na faculdade de Design de Interiores - e na prática - é que cozinhas não precisam ser espaçosas. Elas precisam ser práticas e atender às necessidades do cotidiano de quem vai usá-la.
Aqui o espaço central foi bem aproveitado com um móvel alto que serve como armário e bancada. Os bancos com assento estampado, além de lindos, completam a versatilidade da ilha improvisada.
O fogão azul poderia facilmente destoar do ambiente predominantemente vermelho e amarelo, o que é evitado utilizando a cor pontualmente no suporte para plantas sobre a pia (que é a cara do DIY), na estampa dos bancos e da cortina e nos móveis da varanda (cadeira "de praia" e mesinha).
Ainda sobre a varanda, o uso da cor visualmente predominante na cozinha (vermelho) na grade auxilia na sensação de integração dos ambientes.
Detalhe interessante: o teto da geladeira completamente tomado é um dos atestados da atenção da produção do programa com a "realidade" do cenário, afinal, todxs sabemos que não há armário que seja suficiente em uma cozinha, né nom???
Os três ganchinhos em forma de âncora ao lado da pia entraram para a minha lista de desejos...

Detalhe das cortinas da cozinha, a grade da varanda e o revisteiro (também com cara de DIY).
Cozinha por outro ângulo e os acessórios da linha QUEROTODOS em primeiro plano.
Passando para os dormitórios, vamos começar pelo da Lydia:
O sofá-cama só é aberto durante a noite, deixando o ambiente apresentável durante todo o dia - da mesma forma que seria na casa da gente... #sqn

Destaque para o abajur...
Abuelita tem uma longa história e muitas memórias para contar. Não é à-toa que seus armários e paredes estão tomados por fotografias e objetos que, certamente, tem alto valor afetivo.
Destaque para quantidade de pássaros espalhados pelo quarto dela, começando por esse abajur sensacional!

Quarto da Penélope.
Cômoda na lista de desejos... CHECK!
  

De todos os dormitórios, o da Penélope é o mais simples. Sem muitos móveis, ou enfeites, se limita ao básico sem deixar o aconchego de lado.
Uma boa ideia é a utilização de cortina para isolar o closet sem porta.
Destaque, mais uma vez, para os abajures.
Quarto da Elena.

E essa cortina? E esse quadrinho feito no word? 😍

Quarto do Alex.
Os quartos de Elena (14/15 anos) e Alex (12 anos) têm a mesma estrutura e, praticamente, o mesmo mobiliário. A personalidade forte de cada um faz a diferença através dos posters e desenhos nas paredes.
No quarto da Elena, chamam a atenção a cabeceira azul com cara de improviso (mais larga que a cama) e os abajures (é, de novo...).
No quarto do Alex, a cabeceira também cumpre o papel de criado-mudo.

Além dos abajures, os tapetes do apartamento também merecem destaque ao provar que cores e estampas diferentes podem resultar em ótimas combinações.

Para finalizar nossa visita ao apartamento dos Alvarez, alguns detalhes que mostram que eles são gente como a gente:
Banheiro com cortina e toalha jogada, bagunça embaixo de móvel e vassouras penduradas na cozinha... #merepresenta
Ótimo trabalho, produção!!!
Fica até difícil de acreditar que é só um cenário...
BÔNUS¹: Sala do Schneider

O apartamento do cara jovem solteiro... 
Schneider é o dono do prédio, um cara solteiro e "boa vida" que encontra nos Alvarez a família de que sente falta. Seu apartamento traduz esta "solidão" com poucas cores, muitas linhas retas e maior quantidade de peças de Design (ao invés de objetos com memória afetiva).
Destaque para a coleção de LP's (pode babar também) e parede de tijolinhos no cômodo ao fundo.

BÔNUS²: Set da versão original da série.
Vejam como as cores mudam completamente o clima de ambientes com a mesma configuração.
A 1ª temporada, com 13 episódios, está toda disponível na Netflix.

Quais séries você está acompanhando agora? Indica pra gente aí nos comentários.

Compartilhe:

quem escreve

Christiane Silva | Estudante de Marketing e amante do Design; freelancer de Design Gráfico e Redação para Web (nas áreas de Design, Arquitetura e Decoração). Moro em Fortaleza com o namorido e minhas bebês de estimação. Trabalho em casa por opção e paixão. | #ForaTemer

0 comentários

Obrigada pela visita.
Volte sempre!!! ;)