Paleta de Cores: o primeiro passo para colorir a casa
Quem acompanha o Instagram da Casa Amarelinha, viu que eu estava na dúvida sobre manter as cores da parte interna aqui de casa (branco/"salmão") intactas ou começar a colorir tudo (como comecei a fazer na nossa casa anterior).
Então, como um sinal do universo, a Minha Casa publica esta matéria para acabar de vez com as minhas dúvidas!!!
Quer dizer, "acabar com as dúvidas" é só jeito de falar, pois para uma autêntica Libriana com ascendente em Gêmeos, resolver pintar a casa é o início de um looooongo processo de pesquisa e eliminação das 547 combinações que eu me apaixonarei antes de conseguir chegar a uma decisão chorando por ter tido de eliminar as outras.
O primeiro passo do processo é, claro, a escolha das cores, pois não adianta sair correndo para a loja de tintas/decoração confiando no uni-duni-tê. Temos de ter - em mente e em mãos (mesmo que seja no celular) - uma Paleta de Cores, que nada mais é que uma seleção de cores/tons para ser usada como guia na escolha de tintas e objetos.
A Paleta de Cores pode partir de qualquer coisa. Vamos ver alguns exemplos:
- Um ambiente que você viu/visitou e se identificou:
- Um tecido ou papel de parede que você já tem e quer utilizar:
- Um tapete ou o próprio piso do ambiente:
- Um animal que você ache lindo:
- Uma futa que você adora:
- Uma paisagem que te faz sentir bem:
- Uma cena do filme que você não cansa de assistir:
![]() |
As Aventuras de Pi (2012) |
![]() |
Moonrise Kingdom (2012) |
- Uma imagem aleatória que você viu e se identificou:
- Uma colagem de imagens de coisas que você gosta:
Você mesmx pode criar sua(s) paleta(s). Pode ser a partir de qualquer coisa, até uma foto de família ou obra de arte. Apenas certifique-se de que as cores conversam e não brigam entre si (um quadro estilo "Romero Brito", por exemplo, tem muitas cores fortes e saturadas, então deve ser usado com cautela).
DICAS IMPORTANTES:
- As cores da paleta não precisam ser usadas todas nas paredes e nem precisa usar todas as cores da paleta no ambiente. Pode-se escolher uma ou duas "cores base" e utilizar as outras pontualmente em objetos ou móveis.
- Como vimos nos exemplos, as paletas podem ser coloridas, vibrantes, enérgicas, tranquilizantes, refrescantes, monocromáticas, quentes, frias... A escolha deve se basear, principalmente, no "clima" que você quer sentir ao entrar/ficar no ambiente.
- Todos os ambientes não precisam ter, necessariamente, a mesma paleta. Pode-se escolher uma para cada cômodo. Se quiser diferenciar dois ambientes no mesmo cômodo, uma boa solução é usar a mesma paleta, mas variar a cor predominante/base em cada ambiente.
Até logo.
Imagens: Pinterest e Google.
0 comentários
Obrigada pela visita.
Volte sempre!!! ;)