Uma das animações mais fofas da Pixar, Up começa com o resumo da história de Ellie e Carl Fredricksen, mostrando como o lar construído pelos dois tornou-se sinônimo de todo o seu amor.
Mesmo sendo um desenho, é impossível não se inspirar com a dedicação e o carinho que os personagens dão à casa. E olha, que eles a compram assim:
A construção detonada não poderia estar em melhores mãos, já que o casal possui várias características muito positivas:
- são adeptos do DIY;
- não têm medo de misturar estilos:
- sabem improvisar com os imprevistos:
- são ativos no movimento #maiscorporfavor:
Particularmente, eu sou do tipo que tem vontade de mudar todos os móveis de lugar sempre que varro a casa. Mas, Ellie e Carl não são assim, já que vemos que sua sala continuou intacta com o passar dos anos:
 |
esses tapetes... 💓 |
Ellie e Carl ainda nos mostram o quanto é difícil guardar uma graninha, mesmo quando a motivação é enorme - o que não nos impede de querer tentar só para copiar esse "cofrinho" cheio de estilo.
Além de deixar evidente a parceria dos dois nos cuidados com a casa, esta cena também nos mostra a maneira deles exibirem sua coleção de pratos:
A mescla de estilos continua no quarto do casal: quem pensaria em dois abajures tão diferentes? Ou em usar formatos diferentes de molduras numa disposição tão simétrica? Além disso, a colcha de retalhos (💓) e os móveis mais "clássicos" conversam muito bem com a pintura abstrata mais moderninha na parede.
Aqui temos a coleção de quadros (reparem que ela fica distribuída acima e abaixo da escada) e o segredinho tecnológico de mobilidade que já deveria ser obrigatório em todos os lares com escada:
Certamente os cafés-da-manhã eram bem mais animados com a Ellie. Ainda bem que tem uma janelinha aí ao lado para deixar o ambiente menos triste... 😕
No hall de entrada, Carl nos mostra sua praticidade: móvel para correspondências, espelho, "porta-chapéu" e porta-guarda-chuvas - tudo que é necessário para facilitar a entrada e a saída.
Nem a casa do Tio Patinhas ganha do quesito "porta trancada com segurança"... Estou até considerando copiar a ideia... 🤔
Carl ainda nos ensina que, mesmo simples e modesto, um jardim bem cuidado faz toda a diferença:
É interessante observar o quanto a nossa decoração reflete ou mesmo influencia a nossa vida.
Reparem que a casa de Ellie e Carl não possui sofá nem mesa de jantar, o que sugere a dedicação de um ao outro sem a presença de amigos ou familiares próximos.
A escolha dos móveis e objetos também refletem seus donos: os porta-retratos, a poltrona e os abajures da Ellie possuem formas arredondadas, enquanto os do Carl são todos angulares. Ou seja, quiseram reforçar a personalidade de Ellie como criativa, flexível e gentil, enquanto Carl é mais conservador, teimoso e carrancudo.
Para finalizar, a planta baixa da casa nos mínimos detalhes para quem quiser se inspirar para construir.
Só não exagere nos balões... 😁
Quem acompanha o Instagram da Casa Amarelinha, viu que eu estava na dúvida sobre manter as cores da parte interna aqui de casa (branco/"salmão") intactas ou começar a colorir tudo (como comecei a fazer na nossa casa anterior).
Então, como um sinal do universo, a Minha Casa publica esta matéria para acabar de vez com as minhas dúvidas!!!
Quer dizer, "acabar com as dúvidas" é só jeito de falar, pois para uma autêntica Libriana com ascendente em Gêmeos, resolver pintar a casa é o início de um looooongo processo de pesquisa e eliminação das 547 combinações que eu me apaixonarei antes de conseguir chegar a uma decisão chorando por ter tido de eliminar as outras.
O primeiro passo do processo é, claro, a escolha das cores, pois não adianta sair correndo para a loja de tintas/decoração confiando no uni-duni-tê. Temos de ter - em mente e em mãos (mesmo que seja no celular) - uma Paleta de Cores, que nada mais é que uma seleção de cores/tons para ser usada como guia na escolha de tintas e objetos.
A Paleta de Cores pode partir de qualquer coisa. Vamos ver alguns exemplos:
- Um ambiente que você viu/visitou e se identificou:
- Um tecido ou papel de parede que você já tem e quer utilizar:
- Um tapete ou o próprio piso do ambiente:
- Um animal que você ache lindo:
- Uma paisagem que te faz sentir bem:
- Uma cena do filme que você não cansa de assistir:
 |
As Aventuras de Pi (2012) |
 |
Moonrise Kingdom (2012) |
- Uma imagem aleatória que você viu e se identificou:
- Uma colagem de imagens de coisas que você gosta:
Você mesmx pode criar sua(s) paleta(s). Pode ser a partir de qualquer coisa, até uma foto de família ou obra de arte. Apenas certifique-se de que as cores conversam e não brigam entre si (um quadro estilo "Romero Brito", por exemplo, tem muitas cores fortes e saturadas, então deve ser usado com cautela).
DICAS IMPORTANTES:
- As cores da paleta não precisam ser usadas todas nas paredes e nem precisa usar todas as cores da paleta no ambiente. Pode-se escolher uma ou duas "cores base" e utilizar as outras pontualmente em objetos ou móveis.
- Como vimos nos exemplos, as paletas podem ser coloridas, vibrantes, enérgicas, tranquilizantes, refrescantes, monocromáticas, quentes, frias... A escolha deve se basear, principalmente, no "clima" que você quer sentir ao entrar/ficar no ambiente.
- Todos os ambientes não precisam ter, necessariamente, a mesma paleta. Pode-se escolher uma para cada cômodo. Se quiser diferenciar dois ambientes no mesmo cômodo, uma boa solução é usar a mesma paleta, mas variar a cor predominante/base em cada ambiente.
Ainda em dúvida sobre as opções? Veja mais de 100 ideias de paletas acompanhando nossa pasta de Paletas de Cores no Pinterest.
Imagens: Pinterest e Google.